07 janeiro 2015

0

Retrospectiva Literária 2014

By Skoob
      Na realidade era pra ser um vídeo, mas por problemas técnicos não consegui fazer o vídeo, por isso mil perdões! Prometo que vou tentar compensar!
      Esse é o meu primeiro post sobre retrospectiva literária, a Dani foi quem me indicou essa temática e vou tentar falar um pouco sobre os livros que eu li durante o ano de 2014.
      Eu consegui ler todos os livros da minha meta de leitura do Skoob, não que eu tenha lido o ta nto que eu queria, mas ainda assim, li mais do que nos anos anteriores.

 Pois então está bem. Comecemos com a lista de livros lidos em 2014:

  1. Contos de Fadas: de Perrault, Grimm, Andersen e outros - Hans Christian Andersen
  2. Alice (Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho) - Lewis Carroll
  3. Estação Carandiru - Drauzio Varella
  4. Nova História em Perspectiva, volume 1 - Fernando Novais e Rogério Forastieri
  5. Deixe a Neve Cair - John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle
  6. Quem é você Alasca? - John Green
  7. Que é História? - E. H. Carr
  8. Nova História em Perspectiva, volume 2 - Fernando Novais e Rogério Forastieri
  9. Will & Will - John Green e David Levithan
  10. Pensamento Econômico Brasileiro: O Ciclo Ideológico do Desenvolvimento - Ricardo Bielschowsky
  11. O Teorema de Katherine - John Green
  12. Um Dia - David Nicholls
  13. Economia Brasileira Contemporânea (1945-2004)- Fábio Giambiagi(org)
  14. O Doador de Memórias - Lois Lowry
  15. Vida Organizada - Thais Godinho
  • Trecho mais marcante
" (...) O diretor ainda tentou convencê-los a deixá-lo dialogar com os prisioneiros. De fato, chegou até a porta que dá acesso ao pátio externo do Nove, mas, antes que pudesse entrar, a PM em formação militar atrás dele disparou portão adentro. Só podem contar o que se passou daí em diante, a PM, os presos e Deus. Ouvi apenas os presos." Estação Carandiru - Drauzio Varella
  • O melhor livro que li em 2014
 É difícil ter que escolher só um livro, já que gostei muito de uns três, mas vou optar por aquele que mais me marcou, aquele que foi um "tapa na cara": Estação Carandiru.
 Recomendo à todos que ainda não leram, é maravilhoso! Um texto que flui muito rápido, sem contar que é baseado em fatos reais, o que dá uma apimentada em tudo.
  • Surpreendeu Positivamente
 As surpresas ficaram por conta do John Green, confesso que não esperava nada de mais com o Will & Will e Quem é você, Alasca?, mas as histórias fogem do esperado e nos envolve e surpreende!
  • Abandonei
 Que orgulho, esse ano não abandonei nenhum! (Confesso que demorei muito para terminar o da Alice, mas consegui terminar).
  • Virei a noite lendo 
 Pode ser que viajei por 9 horas e li o livro todos?! Vou aceitar dessa jeito!
 Li dois livros em viagens logas: Deixe a neve cair e O Doador de Memórias
  • Chorei de soluçar
 Apesar de já saber o que acontecia no livros (tinha assistido o filme antes, e não sabia que tinha um livro), acabei chorando, mas não foi de soluçar, mas está valendo!
  • Divertido
 Para essa categoria vou eleger o Contos de Fadas, pode parecer bobo, mas sempre gostei de contos de fadas, e se você pensa que é coisa para criancinhas recomendo ler essa coletânea antes, são as história originais! Você ficará admirado como era alguns contos anteriormente...
  • Grifei
 Não sou uma pessoa que gosta de grifar os seu livros, eu até faço fichamentos separados para evitar de marcar meus livros, mas não tem como ler o livro da Thais - Vida Organizada- e não querer sair rabiscando as anotações dele! Foi um livro feito para você escrever, grifar, marcar! Você tem que interagir com  o livro.
  • O mais chato
 O mais chato ficou por conta de um livro que li para o mestrado, não que ele seja realmente muito chato, mas literatura normalmente é mais prazerosa, pelo menos, para mim, por isso o que menos gostei foi Economia Brasileira Contemporânea (1945-2004).
  • Próxima Leitura
 Já estou com duas leituras em andamento: 
 - Napoleão: sua vida, suas batalhas, seu Império (Emanuelle Papot, David Chanteranne);
O Livro das Criaturas de Harry Potter (Jody Revenson).
  •  Quero ler, mas ainda não tenho
 Estou namorando dois livros de literatura no momento: Garota Exemplar (Gillian Flynn)A Resposta / The Help (Kathryn Stockett).

      Foi isso pessoal, espero que tenham gostado! Eu mudei um pouco as perguntas mas acho que assim ficou mais fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário