28 maio 2010

0

Aprendendo: Reflexões sobre Max Weber

Quem foi Max Weber?É uma pergunta passível, ou ainda qual a relevância de seus trabalhos, feitos ainda no fim do século XIX e início do século XX, para a sociedade em pleno século XXI?!Não são perguntas fáceis de serem respondidas, uma vez que requerem um certo tempo de pesquisa, e outro para pode ser colocado no papel, ou na web, o conteúdo, de forma simples e de fácil entendimento, não que se pretenda trabalhar de uma forma simplista, uma vez que na análise sobre Weber e sua obra tal observação não se mostra possível.
Podemos explicitar de forma resumida que Max Weber nasceu (21 de Abril de 1864) e teve sua formação intelectual no período em que as primeiras disputas sobre a metodologia das ciências sociais começavam a surgir na Europa, sobretudo, na Alemanha. Filho de uma família da alta classe média, Weber encontrou em sua casa uma atmosfera intelectualmente estimulante. Seu pai era um conhecido advogado e desde cedo o orientou no sentido das humanidades. Weber recebeu excelente educação secundária em línguas, história e literatura clássica. Em 1882, começou o estudo superior em Heidelberg; continuando-os em Göttingen e Berlim, em cujas universidades dedicou-se simultâneamente à economia, à história, à filosofia e ao direito. Só no fim de sua carreira se define como sociólogo. Weber faleceu em 14 de Junho de 1920 em conseqüência de uma pneumonia aguda.
A principal contribuição de Weber para a Sociologia foi a criação da chamada Sociologia da ação ou Sociologia compreensiva, que se fundamenta no idealismo (rejeitando o evolucionismo, a exterioridade do cientista social em relação ao objeto de estudo). Além de também contribuir para:
· A busca da análise histórica e da compreensão qualitativa para a compreensão dos processos históricos e sociais.
· Descoberta da subjetividade na ação e pesquisa social.
· Desenvolveu uma forma de análise específica para as ciências sociais, diferenciando-a das ciências exatas e da natureza.
· Desenvolveu trabalhos na área de história econômica, buscando as leis de desenvolvimento das sociedades.
· Estudou as relações entre o meio urbano e o agrário.
Para quem não conhece Weber, acho que essa pequena bibliografia já é útil.....espero que tenham gostado da explicação.

“Exagerar é minha profissão.” (Max Weber)

Nenhum comentário:

Postar um comentário